sexta-feira, 15 de março de 2013

PERFIL PROFISSIOGRÁFICO E MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS DAS FORÇAS DE SEGURANÇA ESTADUAIS

Obs.: por ser um trabalho bastante extenso, preferi dividir em três partes, uma para cada instituição.
Parte 1 Polícia Civil, Parte 2 Polícia Militar e Parte 3 Bombeiros.


Parte 3

PERFIL DOS PARTICIPANTES CORPO DE BOMBEIROS MILITAR

Missão constitucional
Art. 144, § 6º da Constituição Federal: aos corpos de bombeiros
militares, além das atribuições definidas em lei, incumbe a execução da
defesa civil.
Prontidão e técnica são as palavras de ordem. A vida do bombeiro militar passa, hoje, muito mais pelo resgate, pela busca e salvamento do que pelo combate a incêndio. Isto não significa que não tenha que ter total domínio das técnicas e do uso do material necessário para cada caso. Deve ter vigor físico e mental para trabalhar, por vezes, horas a fio, sem descuidar da segurança, mesmo sendo especialista na tarefa que executa, pois faz parte da sua rotina atuar em situações de alto risco. As técnicas e os materiais são os mais diversos e ele tem que saber fazer bom uso de todos, pois só assim terá a serenidade para lidar com o sofrimento humano sem perder o foco no trabalho. Ser educador, tendo a paciência e a didática necessárias para orientar pessoas e prevenir catástrofes, quando em ações de vistoria. Ao assumir o serviço, estar pronto, para as urgências e emergências.
.
“Agir com respeito ao próximo” foi considerada a competência comportamental mais importante pelos respondentes da pesquisa.
LEVANTAMENTO DAS TAREFAS
TAREFAS DA ATIVIDADE DE PRAÇA DO CORPO DE BOMBEIROS
- “Realizar mergulho de resgate”,
- “Realizar salvamento aéreo”;
- “Realizar salvamento em altura” e “Realizar busca, resgate e salvamento em estruturas colapsadas”
São as tarefas mais difíceis a serem realizadas pelos bombeiros militares, de acordo com a amostra estudada.
Apesar de difíceis e altamente importantes e necessárias para a atividade, tais tarefas não se configuram como as mais freqüentes nas instituições. Ainda assim, apontam para necessidades de capacitação nos temas, devido aos elevados índices de dificuldade relatados.
As tarefas mais freqüentes e mais rotineiras abrangem “Conferir materiais e equipamentos para a realização do serviço”, “Manter o bom condicionamento físico por meio de prática de exercícios físicos”, “Atender ocorrências em acidentes de trânsito” e “Realizar limpeza e assepsia em viaturas administrativas e/ou operacionais”. Dentre estas a mais difícil e
mais importante consiste em “atender ocorrências em acidentes de trânsito”, indicando uma área para investimentos em capacitação continuada, juntamente com todos os temas relacionados a tal atendimento.
MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS
COMPETÊNCIAS TÉCNICAS NECESSÁRIAS PARA O CARGO DE
Para a execução das tarefas descritas anteriormente, foram identificadas as competências técnicas e comportamentais necessárias.
COMPETÊNCIAS TÉCNICAS NECESSÁRIAS AO PRAÇA DO CORPO DE BOMBEIROS MILITARITAR
Dentre as competências técnicas sobre as quais os profissionais relatam menor domínio destacam-se aquelas relacionadas ao mergulho de resgate, incluindo conhecimentos sobre técnicas de descompressão e doenças descompressivas, normas reguladoras, noções de mergulho e subida de emergência. Além disso, tais competências também são consideradas imprescindíveis para a atuação do bombeiro militar, indicando alta necessidade de treinamento e capacitação. Ressalta-se que todas as competências técnicas são consideradas de alta importância.
Competências Comportamentais
COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS NECESSÁRIAS AO PRAÇA DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR
Em geral, os profissionais bombeiros militares relataram repertório médio a elevado em todas as competências comportamentais analisadas. Mesmo assim, “Ter manejo de estresse” e “Resistência à Frustração” são as competências comportamentais mais difíceis para este segmento profissional. Estas podem ser trabalhadas pelas instituições por meio de programas de manejo e prevenção do estresse e preparação emocional para atuação, visando a preservação da saúde física e mental dos servidores e um melhor desempenho. Destacam-se como competências comportamentais mais importantes “Agir com respeito ao próximo”, “Agir com postura ética e profissional” e “Agir com prudência”, todas com elevado domínio por parte dos respondentes.
FATORES RESTRITIVOS
Alguns são reconhecidos e aceitos pelos respondentes como totalmente incompatíveis com o exercício funcional da profissão e outros como limitadores do desempenho individual. Na pesquisa foram analisados os fatores psicossociais restritivos levantados pelo grupo focal, características estas que tornam um candidato inapto para o cargo.
RANKING FATOR RESTRITIVO AO CARGO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR
1 Não ter idoneidade moral
2 Alcoolismo grave
3 Psicopatologias graves
4 Dependência química
5 Cardiopatias graves
6 Antecedentes criminais
7 Deficiência física incapacitante de realizar as atividades do CBM
8 Não ter no mínimo o ensino médio completo.
CONDIÇÕES DE TRABALHO: FATORES FACILITADORES E DIFICULTADORES
Para cada uma das instituições em análise foram identificados, pelos grupos focais iniciais, fatores facilitadores e dificultadores para o bom desempenho das tarefas contempladas nas diferentes atividades.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Como pode ser observado, ser um profissional de segurança pública exige inúmeras competências técnicas e comportamentais para que as diversas tarefas pertinentes possam ser executadas com segurança, qualidade e com a máxima assertividade. Tal exigência é reforçada, principalmente, nas atividades de alto risco para os profissionais, para as pessoas presentes no local dos fatos e para aqueles diretamente envolvidos e atendidos.
Dessa forma, a pesquisa de profissiografia e mapeamento de competências aponta para a importância de se repensar, planejar e executar cuidadosamente as ações relacionadas a toda a trajetória de um profissional dentro da sua instituição, ou seja, da seleção até o desligamento

Fonte:Secretaria Nacional de Segurança Pública, Ministério da Justiça
Ministério da Justiça
Secretaria Nacional de Segurança Pública
Departamento de Pesquisa, Análise da Informação e Desenvolvimento de Pessoal em Segurança Pública - DEPAID
Coordenação do Projeto Qualidade de Vida para Profissionais de Segurança Pública Esplanada dos Ministérios, Bloco “T”, edifício sede, 5º andar, sala 504
E-mail:
qualivida.seguranca@mj.gov.br
© 2102 Ministério da Justiça
Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte e que não seja para venda ou qualquer fim comercial.
* este material é um resumo da pesquisa “PERFIL PROFISSIOGRÁFICO E MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS DAS FORÇAS DE SEGURANÇA ESTADUAIS.


Material completo

Nenhum comentário:

Postar um comentário